21/07/2011

O Povo Uru Eu Wau Wau

O Povo Uru Eu Wau Wau

O povo Uru Eu Wau Wau se autodenomina "Jupaú". Povo indígena existente no estado de Rondônia, com aproximadamente vinte e cinco anos de contato, ocupa a maior reserva indígena do estado. Sua população conta hoje com cerca de cento e quinze pessoas, sem contar com seu subgrupo Amondawa. Essa população está dividida em cinco aldeias. Povo guerreiro que tem lutado e com muita garra e auto-estima tem conseguido preservar sua identidade étnica e cultural apesar de tantas pressões que vem sofrendo pela sociedade não indígena. O casal Luiz e Dionéia de Jocum-Jovens Com Uma Missão em Porto Velho/RO, há seis anos trabalham na aldeia Alto Jamari dos índios Uru Eu Wau Wau atuando nas áreas de necessidade do povo, especificamente na educação onde já tem alfabetizado alguns deles em sua língua nativa e estão no processo de transição para a escrita do português.
Como os demais povos Kawahib, os Jupaú e Amondawa estão divididos em grupos de parentesco, cada qual com um chefe, organizados em duas metades: Mutum e Arara.
Antes do contato possuíam grande mobilidade espacial, havendo aldeamentos fixos em determinadas épocas do ano e acampamentos temporários ou tapiris, espalhados por toda área de ocupação.

As aldeias eram construídas em pequenas clareiras abertas na mata. Em suas roças plantavam milho, macaxeira, batata doce, cará e algodão. Produziam a farinha e o cauim de macaxeira. Não utilizavam fumo e, conforme os registros, um não índio que conviveu com eles na década de 40 conseguia tabaco com os seringueiros (Costa, 1981).
Antes do contato habitavam malocas retangulares, com tetos de duas águas bastante altos, com saídas dos dois lados. Atualmente, além das malocas (que são minoria), habitam em casas de madeira cobertas com telhas de amianto, prática esta introduzida pela Funai.
Os Jupaú costumam reclamar que essas casas são muito quentes, preferindo ficar nas malocas durante o dia, nas aldeias que ainda as mantêm. Fazem pequenas tocaias de palha, para espreitar a caça, e se abrigam em tapiris de palha, quando estão em longas viagens, no interior da terra indígena.

Os casamentos são tradicionalmente poligâmicos e se dão entre as duas metades, de modo que Mutum só casa com Arara. Os matrimônios são realizados entre primos cruzados: o rapaz casa com a filha do irmão da mãe. Nos últimos anos, devido à escassez de mulheres e à influência do contato com os não índios, as relações têm se tornado monogâmicas, havendo inclusive casos de poliandria. Devido à essa solução os homens têm ido morar com as mulheres ao se casarem.
Quando a criança nasce, já está prometida em casamento. As meninas, ao desenvolverem os seios, já possuem permissão para namorar. Atualmente, por vezes existe resistência em aceitar o marido prometido, acarretando conflito no grupo familiar.
As pessoas de ambos grupos têm como prática mudar de nomes a cada nascimento de um membro da família nuclear. Quando nasce um menino, este recebe o nome do pai quando era bebê; conforme vai avançando a idade, ele vai assumindo os nomes que o pai já teve.
Fonte: Enciclopédia dos Povos Indígenas do Brasil


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